Pular para o conteúdo principal

Fleur du Cristal

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Orgulho Segundo Alice Bailey: Quando a Mente se Torna Barreira à Alma

O-Orgulho-Segundo-Alice-Bailey-Quando-a-Mente-se-Torna-Barreira-à-Alma

O Orgulho Segundo Alice Bailey: Quando a Mente se Torna Barreira à Alma

Introdução

Nenhum artigo desta biblioteca ainda tratou do orgulho como tema central, embora ele apareça, de passagem, em quase todos os outros: na lista de vícios de quase cada raio, nas cartas a discípulos específicos, nas análises de nações inteiras.

Alice Bailey revela por que isso faz sentido:

o orgulho não é, para ela, um vício isolado entre outros, mas uma das expressões mais constantes de algo mais profundo que ela chama, em mais de um livro, de ‘a grande heresia da separatividade’.

Este artigo reúne o que ela escreveu sobre o tema, da definição técnica mais precisa até os retratos mais pessoais e desconfortáveis, incluindo um em que ela própria é nomeada.

Parte I: Definição e Anatomia do Orgulho

Orgulho Por Raio: a Tabela de Vícios

Esoteric Psychology, Volume I, preserva uma tabela antiga, ‘de um manuscrito anterior’, que lista virtudes e vícios próprios de cada um dos sete raios.

O orgulho aparece, nomeado literalmente, em quatro deles.

RaioVícios Relacionados ao OrgulhoVirtudes a Adquirir
I, Vontade ou PoderOrgulho, ambição, obstinação, dureza, arrogânciaTernura, humildade, simpatia, tolerância
III, Inteligência AtivaOrgulho intelectual, frieza, isolamento, egoísmoSimpatia, tolerância, devoção, bom senso
V, Conhecimento ConcretoCrítica severa, arrogância, preconceitoReverência, devoção, simpatia, amor
VII, Ordem CerimonialFormalismo, dogmatismo, orgulho, autoconceito excessivoRealização da unidade, humildade, gentileza

 

O Raio IV, Harmonia através do Conflito, não lista ‘orgulho’ pela palavra exata, mas nomeia seu parente mais próximo:

‘autocentramento, preocupação, imprecisão, falta de coragem moral.’

É notável que o orgulho, em alguma de suas formas, atravesse quatro das sete linhas de energia que, segundo Bailey, qualificam toda a criação:

não é peculiaridade de um único tipo psicológico, mas um risco estrutural amplamente distribuído.

A Definição Técnica Mais Precisa: Esoteric Astrology

Esoteric Astrology oferece a formulação mais rigorosa de toda esta pesquisa sobre o que o orgulho realmente é, em termos esotéricos, distinguindo-o de qualquer leitura meramente moral:

‘os testes da mente crítica inferior, que são:

orgulho, separatividade e crueldade.’

E, mais adiante, a própria definição técnica:

‘orgulho, que é satisfação intelectual, fazendo da mente uma barreira ao controle da alma.’

Não é, nessa leitura, simplesmente vaidade ou arrogância social; é, tecnicamente, o estado em que o intelecto se compraz consigo mesmo a ponto de se tornar, ele próprio, o obstáculo que impede a alma de assumir o comando.

‘O Demônio do Orgulho’: The Light of the Soul

The Light of the Soul, comentário de Bailey aos Yoga Sutras de Patanjali, oferece uma das imagens mais diretas de toda a pesquisa:

‘o demônio do orgulho.’

E, noutra passagem do mesmo livro, uma advertência contra a leitura arrogante da própria sabedoria espiritual:

‘o homem, em sua arrogância, não deveria tomar este sutra para significar…’, um lembrete de que o próprio estudo avançado pode, ele mesmo, alimentar exatamente o vício que deveria dissolver.

Parte II: A Grande Heresia da Separatividade

A Raiz de Toda Doença

Esoteric Healing oferece a afirmação mais radical de toda esta pesquisa sobre o lugar do orgulho dentro da própria cosmologia de Bailey, situando-o como uma expressão de algo ainda mais fundamental:

‘se me perguntassem o que, na realidade, está por trás de toda doença, toda frustração, erro e falta de expressão divina nos três mundos, eu diria que é a separatividade, que produz as principais dificuldades que surgem no corpo etérico.’

Não é uma afirmação isolada:

Esoteric Psychology, Volume II, confirma a mesma doutrina com o mesmo nome técnico:

‘fomos ensinados muito sobre a grande heresia da separatividade;

é isso que se compensa quando um homem permite que a tendência à síntese flua através dele.’

E, na tabela de vício-virtude do Segundo Raio:

‘o cultivo de um espírito separativo… renúncia à grande heresia da separatividade.’

O orgulho, nessa arquitetura, não é um vício entre outros;

é uma das formas mais comuns pelas quais a separatividade, a verdadeira raiz causal, se manifesta na experiência de uma pessoa específica.

Compreender isso muda o próprio alvo de qualquer trabalho de dissolução:

tratar apenas o sintoma do orgulho, sem tocar a separatividade que o sustenta, deixa intacta a estrutura mais profunda do problema.

Almas em ‘Orgulhoso Isolamento’

Bailey descreve ainda, em termos quase arquetípicos, como certas almas entram na encarnação já carregando essa qualidade como marca distintiva:

almas de primeiro raio, escreve ela, ‘se lançam abruptamente na encarnação…

permanecem sozinhas em orgulhoso isolamento, gloriando-se em sua força e em sua impiedade.’

É uma imagem que conecta diretamente o orgulho individual à própria assinatura energética do primeiro raio, Vontade e Poder, já tratado em artigo próprio desta biblioteca:

a força que, bem dirigida, governa e protege, mal dirigida, isola e enrijece.

Parte III: O Orgulho Espiritual, a Forma Mais Disfarçada

A Arrogância Que se Veste de Humildade

Um dos achados mais importantes de toda esta pesquisa vem de Esoteric Psychology, Volume II, que nomeia diretamente o tipo de orgulho mais difícil de reconhecer em si mesmo, precisamente porque se apresenta como o oposto:

‘existe uma arrogância espiritual que se disfarça sob um manto de humildade, e que é muito prevalente neste momento.

Ela leva as pessoas a se considerarem escolhidas pela Hierarquia para salvar o mundo;

leva-as a se verem como porta-vozes dos Mestres ou do Cristo;

tende a torná-las separativas em sua atitude para com outros líderes e mestres, recusando-se a reconhecer os muitos aspectos da mesma obra.’

A própria regra que Bailey oferece contra essa forma específica de ilusão astral é direta:

‘o cultivo de um espírito de verdadeira humildade.’

Discipleship in the New Age, Volume II, confirma essa mesma armadilha em linguagem mais coloquial, numa seção de ensino geral:

‘os homens frequentemente são tão espiritualmente ambiciosos, e desperdiçam seu tempo fazendo aquilo que não é sua tarefa destinada, porque, ao fazê-lo, satisfazem seu orgulho espiritual.’

E The Rays and the Initiations, já extensamente minerado noutros artigos desta biblioteca, acrescenta a formulação mais sutil de todas, aplicada até ao próprio zelo do discípulo sincero:

‘mesmo essa chamada responsividade espiritual é uma forma de atitude autocentrada.’

É um lembrete incômodo e valioso:

a intensidade da própria busca espiritual, por si só, não é prova de ausência de orgulho; pode, inclusive, ser seu disfarce mais convincente.

Mesmo o Discípulo Disciplinado Não Está Livre

The Rays and the Initiations, na Regra Seis, oferece uma confirmação notável de que o orgulho não desaparece automaticamente com a disciplina, podendo, ao contrário, se alimentar dela:

‘certas fraquezas básicas e inevitáveis, como o controle da natureza animal, a poderosa imposição do desejo, um senso de superioridade, de orgulho e separatividade.

Sua capacidade de sustentar a disciplina, e sua apreciação de si mesmo por fazê-lo, somadas a um senso de superioridade em relação àqueles que não são tão disciplinados, são todas indicativas de fraquezas essenciais.’

É uma das observações mais honestas já reunidas nesta biblioteca: o próprio orgulho de ser disciplinado, de ser um aspirante sério, de fazer o trabalho que outros não fazem, é, ele mesmo, uma forma do vício que a disciplina deveria superar.

Parte IV: O Orgulho Coletivo: Nações, Raças e Famílias

O Orgulho Como Fenômeno Nacional

Problems of Humanity e The Destiny of the Nations, os dois livros mais recentes a entrar nesta biblioteca, revelam uma dimensão do orgulho ausente de todos os outros:

o orgulho não apenas individual, mas nacional e coletivo, analisado país por país com uma franqueza pouco comum.

Sobre a origem do problema em geral:

‘é difícil admitir que nenhuma das nações, incluindo a nossa, tem as mãos limpas, e que todas são culpadas de ganância e roubo, de separatividade, de orgulho e preconceito, assim como de ódios nacionais e raciais.’

Bailey oferece a definição mais completa de todo esse fenômeno:

‘isso, em seu pior aspecto, coloca uma nação contra outra, fomenta um senso de superioridade nacional, e leva os cidadãos de uma nação a se considerarem, a eles e suas instituições, superiores aos de outra nação;

cultiva o orgulho de raça, de história, de posses e de progresso cultural, e gera uma arrogância, uma ostentação e um desprezo por outras civilizações e culturas que é mau e degenerante.’

Ela nomeia ainda, país por país, as formas específicas que esse orgulho assume:

‘a crença da raça alemã de que constitui a super-raça, o intenso nacionalismo francês que os leva a sentir que têm uma cultura superior a qualquer outra raça, o certo orgulho dos britânicos que os leva a se considerarem eternamente certos, e a ruidosa autoafirmação dos Estados Unidos que os leva a considerar seu país a esperança do mundo têm, na realidade, pouca diferença entre si, e são todos igualmente indicativos de controle da personalidade.’

Sobre a Espanha, especificamente:

‘o fanatismo, a crueldade natural, o fervoroso idealismo, o orgulho arrogante e a qualidade religiosa e mística do caráter espanhol são, obviamente, de origem no sexto raio, e estão altamente cristalizados.’

E, sobre a Grã-Bretanha, numa imagem zodiacal que liga o próprio orgulho nacional ao signo de Touro:

‘por longas eras, Touro liderou o caminho com seus objetivos materiais, seus desejos de posse, sua vontade arrogante e seu avanço cego rumo à posse daquilo que foi desejado…

a arrogância e a autovontade do Touro precisam ceder à compreensão fluida da consciência inclusiva de Gêmeos, e isso é algo difícil para o temperamento britânico, neste momento, compreender.’

Orgulho de Linhagem e Família

Esoteric Healing acrescenta uma dimensão ainda mais próxima, ligando o mesmo padrão à própria estrutura familiar ocidental:

‘isso levou ao orgulho ocidental em linhagens familiares e genealogias, nosso interesse em genealogias e parentescos, e o completo horror do pensador ocidental diante das doenças sifilíticas, por afetarem famílias e sua descendência.’

É uma confirmação valiosa:

o mesmo mecanismo que produz orgulho de nação e de raça opera, em escala menor, mas não menos real, dentro da própria estrutura da família e do sobrenome.

Parte V: Retratos de Discípulos

‘A Delusão do Orgulho Social’

Discipleship in the New Age, Volume II, preserva o retrato mais direto e mais pessoal de toda esta pesquisa, numa carta a um discípulo identificado como D.I.J.:

‘meu irmão, o raio de seu corpo astral é o primeiro;

a falha, fraqueza ou pecado do corpo astral é a delusão.

No seu caso, é a delusão do orgulho, orgulho social, e dessa você precisa se livrar.’

O instrutor acrescenta uma precisão que impede qualquer defesa puramente racional do problema:

‘não é uma qualidade mental, pois se fosse, o pensamento são logo mostraria a futilidade do orgulho social.’

É uma confirmação notável:

o orgulho, nesse caso específico, não é tratado como erro de raciocínio corrigível pela lógica, mas como uma condição mais profunda, ligada ao próprio corpo astral e ao primeiro raio.

O ‘Muro de Orgulho’ e a Liberdade Como Prisão

A um discípulo identificado como L.F.U., o mesmo instrutor nomeia o próprio obstáculo a ser superado em termos de arquitetura interior:

‘seu próximo desdobramento de trabalho virá a você por meio de uma quebra de um muro de orgulho, e de uma conversa, e nessa ordem.’

E, noutra carta ao mesmo discípulo:

‘ideais, tal como normalmente sustentados, alimentam o orgulho, levam à obstinação e geram uma superioridade separativa;

produzem atitudes impraticáveis e atividades negativas.’

A um terceiro discípulo, identificado como R.S.W., o instrutor nomeia o próprio caso de L.F.U. como exemplo de uma forma específica e irônica de orgulho:

‘L.F.U. também tem uma forma de orgulho, e faz da própria liberdade pessoal um fetiche, colocando-se, consequentemente, em escravidão ao conceito de liberdade.’

É um dos achados mais sutis de toda a pesquisa:

até a própria resistência a qualquer forma de controle pode ser, ela mesma, uma forma de orgulho disfarçado de princípio.

‘Há Certas Formas de Orgulho das Quais Todos Sofrem’

Ao mesmo R.S.W., o instrutor oferece a generalização mais democrática de todo este artigo:

‘há certas formas de orgulho das quais todos sofrem, mais ou menos, embora o grau e a qualidade possam diferir conforme o raio ou o tipo.’

É um lembrete valioso contra qualquer leitura do orgulho como falha exclusiva de personalidades difíceis:

segundo essa leitura, trata-se antes de uma condição quase universal entre seres humanos, variando apenas em forma e intensidade conforme a própria constituição energética de cada um.

Quando a Própria Autora é Nomeada

Num momento raramente citado, e notavelmente transparente, o mesmo livro registra o instrutor comentando a própria Alice Bailey, identificada no texto apenas como A.A.B., exatamente nos mesmos termos usados para qualquer outro discípulo:

‘A.A.B. é tipicamente britânica em suas atitudes de personalidade, e com seu orgulho de raça, herança, linhagem ancestral e casta.’

É uma confirmação incomum do próprio rigor do método:

nem a autora através da qual todo esse material chegou ao mundo é poupada da mesma análise aplicada a qualquer outro aspirante.

Outros Retratos Breves

A um discípulo identificado como I.A.P., o instrutor nomeia uma combinação particularmente traiçoeira:

‘você é sensivelmente humilde, e ainda assim pode ser enganado, às vezes, pelo orgulho de personalidade.’ A S.C.P.:

‘seu ressentimento contra a crítica não se baseia em orgulho por realizações imaginadas, mas é antes um ressentimento feroz pelo fracasso’, uma distinção fina entre o orgulho que defende conquistas reais ou fantasiadas, e a ferida mais simples de quem teme ter falhado.

E, sobre o próprio caminho de liberação de R.S.U.: ‘é aquilo que você mesmo descobre, que é autoconstatado e que se encontra através da dor, do fracasso, do sofrimento e do orgulho ferido, que vai lhe trazer a libertação’, uma confirmação de que, para esse discípulo específico, é precisamente a ferida do próprio orgulho, não sua preservação, que abre o caminho adiante.

Parte VI: Riscos Reais na Prática Espiritual

‘A Primeira Pedra no Caminho da Esquerda’

Letters on Occult Meditation nomeia o orgulho como um risco técnico e documentado da própria prática de meditação, não apenas como falha moral abstrata:

‘o desenvolvimento da mente carrega consigo os perigos do egoísmo, do orgulho, do esquecimento cego do superior, que é o objetivo do presente método compensar.’

E, de forma ainda mais severa:

‘se, no esforço de alcançar certas qualificações e capacidades, ele negligencia os grupos aos quais está afiliado, e deixa de servir sabiamente e de se dedicar lealmente em seu favor, ele corre o perigo da cristalização, cai sob o feitiço do orgulho pecaminoso, e talvez dê até o primeiro passo rumo ao caminho da esquerda.’

É uma das advertências mais severas já reunidas nesta biblioteca:

o orgulho espiritual não é tratado como deslize sem consequência, mas como o próprio primeiro degrau, documentado, em direção à magia negra.

Ela confirma ainda que esse mesmo risco precisa ser superado antes que certos avanços sejam seguros:

‘orgulho, egoísmo, e o manejo da lei por curiosidade ou desejo de poder precisam ser queimados nele antes que os segredos do Caminho possam ser, com segurança, confiados aos seus cuidados.’

E nomeia um risco mais sutil, o orgulho do próprio artesão mental:

‘ele terá, se posso me expressar assim, orgulho na manipulação do material que compõe a construção da forma’, um lembrete de que até a habilidade técnica de construir pensamento, bem desenvolvida, pode se tornar objeto de vaidade.

O Retrato do Servidor Sem Orgulho

A mesma obra oferece, por contraste, a imagem do que a ausência bem-sucedida desse vício realmente parece na prática:

‘ele não sofre de orgulho pelo que fez, nem de depressão indevida pela falta de realização.’

É uma definição prática valiosa para qualquer leitura energética: não a ausência de sentimento sobre o próprio trabalho, mas o equilíbrio entre dois extremos, nem inflação pelo sucesso, nem depressão pelo fracasso.

Parte VII: O Caminho Além do Orgulho

Uma Fase a Transcender, Não Apenas um Pecado a Confessar

The Consciousness of the Atom acrescenta um ângulo mais generoso a toda essa pesquisa, situando o autocentramento não como falha moral isolada, mas como estágio evolutivo genuíno a ser superado pela própria marcha da consciência rumo à vida de grupo:

a mesma obra descreve esse movimento como parte do processo mais amplo pelo qual o átomo humano aprende, lenta e cumulativamente, a trocar a consciência isolada pela consciência coletiva.

É um contraponto valioso às imagens mais severas já registradas neste artigo:

o orgulho, mesmo quando tratado com a seriedade que Bailey claramente lhe atribui, não é descrito como mancha permanente de caráter, mas como uma fase de um processo que, segundo toda a evolução já documentada nesta biblioteca, está destinado a ser atravessado por todos.

A Regra Simples Contra o Orgulho e a Ambição

A Treatise on White Magic oferece a formulação mais prática de toda esta pesquisa sobre como, concretamente, trabalhar contra o próprio orgulho:

‘quarto: orgulho e ambição… as regras são simples, e são três em número.

Primeiro, pratique a inofensividade;

depois, nada deseje para o eu separado;

e, terceiro, procure o sinal da divindade em todos.’

É um contraponto prático às análises mais abstratas já reunidas: não uma técnica mística complexa, mas três disciplinas comportamentais diretas, ao alcance de qualquer aspirante, independentemente do estágio em que se encontre.

O Que Isso Muda na Prática de Leitura Energética

Reunir esse material devolve precisão a um tema frequentemente tratado apenas como falha de caráter a ser corrigida pela força de vontade.

O orgulho, segundo Bailey, é uma das expressões mais constantes da separatividade, a própria raiz documentada de toda doença; aparece distribuído por pelo menos quatro dos sete raios, nomeado de formas distintas em cada um;

assume sua forma mais perigosa precisamente quando se disfarça de humildade ou de zelo espiritual; opera tanto na escala pessoal quanto na escala de nações inteiras e de linhagens familiares;

e constitui, segundo a própria Bailey, um risco documentado e sério o suficiente para abrir, se não tratado, a primeira porta rumo ao caminho da esquerda.

Reconhecer suas formas mais disfarçadas, a espiritual especialmente, é talvez a ferramenta mais imediatamente aplicável que esta pesquisa oferece a qualquer prática séria de autoconhecimento ou acompanhamento energético.

Conclusão

O orgulho, segundo Alice Bailey, não é um vício isolado, mas uma das expressões mais recorrentes da separatividade, a heresia que ela identifica como raiz de toda doença e de toda falha de expressão divina nos três mundos.

Aparece distribuído por quatro dos sete raios, com nomes e tonalidades distintas em cada um;

assume sua forma mais traiçoeira quando se veste de humildade ou de ambição espiritual, a ponto de a própria responsividade ao chamado da alma poder ser, ela mesma, uma atitude autocentrada;

opera em escala nacional e familiar com a mesma precisão com que opera na vida de um único discípulo;

e é tratado, em pelo menos uma passagem, como risco documentado sério o bastante para abrir a porta ao caminho da esquerda.

Nenhum discípulo citado nesta pesquisa está isento dele, nem mesmo, segundo o próprio relato, a autora através de quem todo esse ensinamento chegou até nós.

O caminho além do orgulho não é descrito como punição nem como simples virtude moral, mas como disciplina prática e contínua:

nada desejar para o eu separado, e procurar, em todos, o sinal da mesma divindade.

Fontes diretas: Esoteric Psychology, Volume I (‘5. Analysis of the Rays and Their Expression, from an Earlier Manuscript’, os vícios de orgulho por raio) e Volume II (‘3. Some Problems of Psychology’, ‘4. Diseases and Problems of Disciples and Mystics’, ‘II. The Seven Laws of Soul or Group Life’, ‘I. The Growth of Soul Influence’, ‘IV. Rules for Inducing Soul Control’, a arrogância espiritual disfarçada, a grande heresia da separatividade, almas em orgulhoso isolamento); Esoteric Healing (Capítulo I, ‘The Psychological Causes of Disease’, a separatividade como raiz de toda doença; Capítulo II, o orgulho de linhagem familiar); Esoteric Astrology (‘3. Spiritual Effects of the Zodiacal Constellations’, a definição técnica do orgulho como satisfação intelectual); The Light of the Soul (o demônio do orgulho, a arrogância do intérprete); The Rays and the Initiations (Regra Seis, o orgulho do discípulo disciplinado; Introductory Remarks; Section One, a responsividade espiritual como atitude autocentrada); Glamour: A World Problem (o orgulho como pecado do tipo mental, o glamour da separatividade); A Treatise on Cosmic Fire (a separatividade como instinto nutridor do homem jovem); A Treatise on White Magic (‘The Founding of the Hierarchy’, ‘The New Group of World Servers’, a regra simples contra orgulho e ambição); Letters on Occult Meditation (Cartas V, VI, VIII e XI, o orgulho como primeiro passo ao caminho da esquerda, o retrato do servidor sem orgulho); Discipleship in the New Age, Volume II, Seção Quatro (cartas aos discípulos D.I.J., L.F.U., R.S.W., I.A.P., S.C.P., R.S.U. e a observação sobre A.A.B., preservando o anonimato de todos conforme a própria fonte) e Seção Dois (‘Teachings on Meditation’, o orgulho espiritual); Problems of Humanity (Capítulos I, II, III e IV, o orgulho nacional e racial); The Destiny of the Nations (a análise de orgulho por país: Alemanha, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha); The Consciousness of the Atom (o autocentramento como fase evolutiva); From Intellect to Intuition (o desapego do ‘Ego orgulhoso’).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *